quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Institucionalização da conservação do solo e da água no Brasil

O problema da degradação vem sendo estudado em muitas partes do Brasil, através de pesquisas e outros tipos de atividades, com a finalidade de conservação do solo e preservação das bacias hidrográficas, mas isso requer mais esforços para que se consiga obter algum resultado. Ao invés de combater esse problema quando ela já vem ocorrendo, dever-se-ia tentar encontrar as causas, para que desta forma se pudesse prevenir a degradação do solo, através da erosão, como por exemplo: Fazendo um cultivo mínimo, plantio direto, rotação de cultivares, etc. Deve ir mais além, não apenas dar assistência técnica de como combater a erosão, e sim em termos governamentais, dar mais apoio crediário a longo prazo, no intuito de fazer com que o apropriado da terra exerça uma maior responsabilidade de práticas sustentáveis que lhe permitirão ter uma terra produtiva por um longo período de tempo. Faz-se necessário cada vez mais, termos exemplos de técnicas de manejo sustentáveis. È sabido que em nosso país, tecnologia suficiente há, falta pôr-la em prática e ir aprimorando-a. Mas pra que isso ocorra, o conselho nacional de uso da terra deveria ter o apoio, de funcionários qualificados do ministério da agricultura, e de outros ministérios que se enquadram nesse meio. Para almejar uma perfeita sintonia, entre o poder público e o dono da terra, o governo federal, não deveria medir esforços, para repassar para os estados todo o incentivo possível, já a este caberia a responsabilidade de pregar uma política de sustentabilidade, do uso da terra e dos recursos hídricos, e de comprometimento para que isso seja posto em prática. Repassando aos municípios, que deveriam ter pessoas qualificadas nessa área, para dar todo o apoio necessários aos produtores, sobre como produzir, técnicas adequadas, planejamento agrícola, sempre levando em consideração a conservação do solo e da água.


Texto de Diego J. Julkoski estudante do 5º período de Engenharia Florestal da UFSM/CESNORS (Frederico Westphalen - RS)

Um comentário:

  1. há de enfatizar ainda que, a política nessa áera de preservação vem deixando muito a desejar, devido a burocrácia, quem sabe negligência em âmbito ambiental, por partes partidárias!!
    devemos ter em mente que o solo é um recurço finito. que pra se formar 1 cm de solo leva inacreditáveis 100 anos e que com manejos inadequados é perdido em uma enchurada.

    ResponderExcluir